10 coisas que todos os convidados de casamento devem saber

0
46

10 coisas que todos os convidados de casamento devem saber

 

Se você morre de raiva sempre que vê um convidados de casamento agindo de forma inapropriada, então vai AMAR essa postagem! Depois de tanto estresse para organizar a tão sonhada festa de casamento, nada pior que lidar com convidados completamente sem noção, não é mesmo?

Pensando nisso, criei uma postagem com pontos que eles deveriam saber. Assim você pode compartilhar essa postagem e dar aquela indireta para os seus amigos e ainda saber como se portar no dia mais importante da vida de alguém.

Ficou curioso? Então conheça os principais pontos agora mesmo.

 

 

1. Entenda que os noivos escolhem quem serão os convidados de casamento

É bom começar deixando esse ponto bem claro: os noivos não são obrigados a convidar ninguém — mesmo que você tenha convidado algum dos dois para o seu casamento.

Algumas pessoas acham que essa é uma obrigatoriedade, mas um dos grandes problemas dos casais é justamente a lista de casamento. Então, mesmo gostando muito de você, pode ser que eles tenham que te cortar.

2. Confirme a presença

Depois que passou por essa criteriosa seleção, é natural que esteja grato pelo convite, certo? Isso significa que eles te consideram muito — e é natural que você corresponda (mesmo que minimamente).

Pense que eles estão desembolsando uma alta quantidade de dinheiro por cada participante. Para evitar qualquer contratempo, aproveite e confirme a presença. Acredite: isso não exige muito e pode ajudar muito na organização e contabilidade deles.

3. Não leve acompanhantes que não foram convidados

É comum ver pessoas que pensam que os convites de casamento são transferíveis e podem ser usados por quem quiserem. Nada disso! Os noivos estão convidando pessoas específicas e, se elas não podem ir, estão contando com isso na quebra.

Não existe isso de “sobrar um convite” e ele ser reaproveitado. Pense que quem decide pela lista de convidados são os próprios noivos, então nada de sair chamando as pessoas por conta própria!

4. Não dê palpite na organização

Já falei isso aqui outras vezes no blog, mas esse é o ponto que mais tira as noivas do sério. Nada mais natural, já que lota de gente para dar pitaco, mas ninguém quer ajudar ou ainda cooperar financeiramente.

Se você não é muito próximo ou não está ajudando de forma ativa, então o melhor a se fazer é ficar mais quieto. Não diga o que ou como fazer, pois essa é uma maneira de ser profundamente desagradável.

Isso sem contar que cada casal tem sonhos e desejos pessoais. É bom respeitar para que eles mesmo façam sua escolha — a não ser que eles perguntem ou que você seja alguém muito próximo. Ainda assim, respeite sempre o que eles escolherem!

5. Esteja bem vestido

Quer coisa mais deselegante que aqueles convidados de casamento que aparecem na festa vestido de jeans? Pois bem, uma verdadeira falta de consideração com os noivos que prepararam tudo com tanto carinho, não é mesmo?

Tenha em mente que o casamento é um momento especial, então esteja vestido de social. Mesmo que a cerimônia seja em um sítio, chácara ou praia — não importa — é fundamental estar devidamente vestido.

Esse ponto envolve uma observação para as mulheres: nunca use branco (a não ser que seja um casamento todo de branco). Essa é a cor da noiva e é importante que ela tenha todo o destaque que merece.

6. Não tente roubar a atenção

O casamento é o dia dos noivos. Isso significa que eles são as pessoas mais importantes e você não deve nem pensar em competir a atenção com eles.

Esteja um passo atrás, sempre entendendo quem são os protagonistas e que essa é uma noite para celebrar com eles. Lembre-se sempre: você e seus amigos estão no papel de convidados de casamento — e não de noivos.

7. Parabenize o casal

Se você acha isso careta, saiba que muitos noivos reparam esse detalhe. Cumprimente o casal, parabenize pelo casamento e nada de inventar desculpas para essa hora. É claro que eles estão sugados por mil protocolos, mas sempre dá tempo de dar uma escapadinha e conseguir abraçar o casal.

Se você é o tipo de pessoa que não se importa com o casal, talvez seja melhor nem mesmo ir ao casamento deles.

8. Não reclame de nada — mesmo se estiver ruim

Esse hábito é muito comum e pode pegar muito mal para os convidados de casamento que caem nessa cilada. Além de ser percebido como uma pessoa desagradável, você acaba desmerecendo todo o trabalho que os noivos tiveram até ali.

Saiba que eles estão oferecendo o melhor dentro de suas condições, então deixe os problemas de lado e procure não reclamar. Pense que depois de tantos sacrifícios, não seria nada legal se os noivos soubessem que você ficou reclamando, certo?

Tenha um papel de celebrar esse momento com eles, comemorando e curtindo cada detalhe que foi pago com tanto esforço.

9. Respeite o tipo de cerimônia

O Brasil é um país multicultural e prova disso é que existem vários tipos de casamento. Os mais tradicionais são os católicos e evangélicos, mas eles podem ser ainda mais diferentes, pois dependem da religião dos noivos.

Entenda que você é um dos convidados de casamento — e não deve (e nem tem o direito) de desrespeitar esse momento. Respeite e religião (ou a ausência de uma) entendendo que isso cabe a eles. Você está ali para participar e torcer pela felicidade deles!

10. Chegue na hora marcada

Não importa se a noiva vai ou não atrasar, você recebeu um convite com um horário específico e eles esperam que você esteja lá. Como o convite chegou com um tempo considerável de antecedência, programe-se para estar lá.

Acredite em mim: convidado que chega atrasado faz muito feio! Não caia nessa cilada e programe-se para estar no momento certo!

Agora que você já sabe como se portar sempre que for um dos convidados de casamento, não tem mais desculpas para fazer feio! Esteja dentro do protocolo e divirta-se nesse momento único da vida de um casal querido.

Se você leu a postagem até aqui, que tal compartilhá-la nas redes sociais? Uma ótima forma de alertar os desavisados e evitar esses inconvenientes no seu grande dia.

Fotos: Ricardo Cintra

Matéria: Bruna Pereira/ Virei Noiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here